quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Curso universitário: Se fizer, faça bem feito!

Quando nós jovens, entramos na faculdade, inicia o jogo de nosso futuro profissional, afinal de contas é dela que saem grandes médicos, advogados, administradores dentre outros.

Assim para que o acadêmico alcance o seu desenvolvimento profissional desejado, ele deve saber como aproveitar ao máximo o seu curso.

Meu objetivo aqui então, é de deixar pequenas dicas sobre como fazer seu curso bem feito, espero que as mesmas sejam úteis aos acadêmicos, são dicas comuns que muitos conhecem, mas acreditem são poucos que as utilizam na prática, e talvez seja por isso que o mercado esteja cheio de profissionais despreparados.


Dica 1: Tente manter relações estreitas com os professores que você mais admira em seu curso, muitos deles ao perceber o interesse do acadêmico em querer aprender cada vez mais, abrem oportunidades para este, que dificilmente seriam abertas por outras pessoas. Os professores possuem muitos macetes e toques que dão com prazer aos seus pupilos.


Dica 2: Se dedique as leituras de sua área, mantendo-se atualizado, lendo grandes clássicos e também os lançamentos. Ler livros é uma ótima maneira de adquirir mais conhecimentos referentes ao seu curso, por isso faça uma lista dos livros mais importantes e leia todos.

O curioso é que quando se toca no assunto "livros", os acadêmicos justificam com a falta de dinheiro, sendo que hoje com o livre acesso à internet isso já virou desculpa, pois é possível baixar obras de grandes autores de praticamente qualquer área profissional gratuitamente.

Para essa finalidade deixo aqui dois ótimos sites: www.katalivros.com e www.livrosparatodos.net.br.


Dica 3: Entre em contato com os grandes nomes da sua profissão. Essa é uma idéia que carrego comigo, por exemplo, sempre que posso mando e-mails para os administradores brasileiros que mais admiro, me apresentando e contando minha história, além de parabenizá-los por suas carreiras de sucesso. Com essa prática já tive a honra de fazer amizade com grandes profissionais. A mesma coisa vale para os que estudam medicina, engenharia, psicologia ou outras áreas.

Entre em contato com os profissionais que você admira e quem sabe estará fazendo uma amizade importante para o resto da vida.


Dica 4: Durante a faculdade você estudará com pessoas inteligentes, que tem a mesma dedicação e comprometimento que você. Algumas dessas pessoas que conheceu nos bancos da faculdade podem se tornar seus futuros sócios, ou parceiros em um grande empreendimento, já pensou? Bill Gates e Steve Jobs quando começaram a desenvolver suas empresas, obtiveram ajuda de seus amigos de curso.


Dica 5: Sonhe com aquilo que você quer e corra atrás para que se torne real. Tenho amigos que sonham em trabalhar como administradores em empresas multinacionais, e por isso desde já eles lêem tudo sobre essas empresas, ficando por dentro dos estágios e trainnings que elas oferecem, além de manterem contato com profissionais que já atuam na empresa em que almejam trabalhar.

A capacidade de alguma coisa se tornar real se inicia a partir dos seus sonhos, por isso já na faculdade é importante lutar por aquilo que deseja conseguir no futuro.


Dica 6: Aprendeu na faculdade? Coloque em prática na sua rotina. Você não pode se contentar com o aprendizado teórico visto nas aulas, ao contrário, você deve praticar todos os dias aquilo que aprendeu para melhorar suas habilidades e consequentemente desenvolver novas.

Fazendo isso irá adquirir segurança e confiança na hora de executar alguma tarefa, é o que na administração chamamos de Know – How.


Lembre-se: Essas são apenas algumas dicas, claro que se você quiser pode incluir outras, mas o importante é segui-las durante seu tempo na faculdade, a fim de que ao chegar no final de seu curso, você esteja realmente preparado e confiante para conquistar a sua merecida vaga no mercado de trabalho.


E não se esqueça, só "os loucos desprezam a sabedoria e o ensino" (PV 1:7)


Rômulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário